Os peptídeos estão presentes em muitos dos cosméticos para a pele e cabelo que usamos hoje dia, mas você realmente sabe qual é a sua função?
Olá, bonequinhas!
Hoje vim contar sobre essa tecnologia que muitas vezes ouvimos falar quando nos deparamos com produtos cosméticos: os peptídeos. Eles nada mais são do que proteínas fragmentadas.
Todos nós já estamos cansados de saber que o cabelo e a pele são compostos por queratina, que é um tipo de proteína. As proteínas são compostas por muitos aminoácidos que estão ligados e cada um possui uma função específica.
O peptídeo é formado quando essas ligações são quebradas e resta pouca quantidade dos aminoácidos em cada estrutura. Por possuir um tamanho muito menor, ele acaba sendo melhor absorvido pela pele ou pelo cabelo quando está presente em nossos cosméticos.

Os peptídeos são moléculas podem possuir diferentes funções e trazer inúmeros benefícios: hidratar (pele e cabelo), melhorar a textura (pele e cabelo), clarear manchas (pele), retardar o envelhecimento (pele e cabelo) etc. Imagine uma combinação de diferentes peptídeos em um mesmo produto? Além de menores, eles também são mais estáveis e possuem um menor potencial de irritação.
Em produtos de skincare, eles também são responsáveis por comunicar um alerta à pele que está perdendo proteínas, especialmente colágeno e elastina; além de ajudar na proliferação de células, promovendo uma regeneração da pele. O mesmo não acontece em relação ao cabelo por ser tecido morto.

