Para quem ainda não conhece, o pré-poo é uma técnica de proteção dos fios importantíssima especialmente para quem faz química, quem usa ferramentas térmicas e quem tem pontas ressecadas.
Ela consiste em aplicarmos um produto gorduroso nos fios antes da lavagem com shampoo, sempre focando nas pontinhas e evitando a raiz e o couro cabeludo. Há quem prefira fazer o pré-poo com creme e há quem prefira fazer com óleo, mas o importante é não esquecer de proteger os nossos fios antes da lavagem.
Apesar de a lavagem ser imprescindível para a saúde dos fios e mais especialmente do couro cabeludo, as pontas costumam ser mais secas por não receberem o óleo que sai das glândulas sebáceas, além de serem a parte mais antiga do nosso fio, acumulando mais danos.
Algumas pessoas optam pela técnica no poo e low poo; entretanto, ela não é viável para quem tem o couro cabeludo oleoso (meu caso) entre outras questões de pele, somente para quem tem a raiz muito seca e não costuma suar.
A longo prazo, o pré-poo beneficia quem busca um cabelo com pontas mais cheias e bem tratadas. Ele evitará a quebra e o aspecto ressecado (lembrando que não pode ser o único cuidado com o cabelo, pois um cabelo bonito necessita de tratamento constante e o mínimo de agressão possível).
Outra dica importante é também aplicar um bom leave-in ou óleo antes de praticar atividade física ou qualquer atividade que produza suor no couro cabeludo: o suor possuí uma mistura de gordura e sal, que também danifica os fios (e o couro cabeludo, caso não seja lavado de forma apropriada).

